O que é calvície?
Alopecia, ou como é popularmente conhecida como calvície, é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pêlos em uma determinada área da pele.
Geralmente mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo que haja pelos
- Evite ficar longos períodos sem lavar o cabelo
O excesso de sebo no couro cabeludo atinge diretamente na saúde do couro cabeludo, dando abertura ao aparecimento da calvície.
Caso você possua o couro cabeludo muito oleoso e quer parar a queda de cabelo urgente, deve lavar com frequência, utilizando os produtos corretos para o seu tipo de cabelo, evitando que outros problemas apareçam pelo uso inadequado de shampoos ou condicionadores.
- Evite o calor muito próximo aos fios
Aquecer demais a raiz prejudica os folículos capilares, causando a queda ou outros problemas no couro cabeludo. O ideal é deixar secar naturalmente, evitando comprometer a saúde das madeixas.
Se não conseguir deixar secar naturalmente ao terminar, passe um jato de ar frio logo em seguida para soltar os fios e selar as cutículas.
- Cuide bem da alimentação
Uma das principais causas da queda de cabelo é a má alimentação. As famosas dietas malucas e restritivas, podem além de causar a queda de cabelos, trazer sérios problemas de saúde também.
A falta de ferro, por exemplo, pode ser um dos causadores da calvície. Esse nutriente é essencial para manter os fios fortes. Ele faz parte da formação dos glóbulos vermelhos que nutre os folículos capilares, deixando o cabelo mais firme e com brilho.
- Evite a água muito quente ao lavar os fios
A alta temperatura da água remove a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, ocasionando a queda de cabelo. Além disso a água muito quente também pode trazer outros problemas como seborréia e irritações
Comece a lavar os cabelos com água morna, tentando permanecer com temperatura média de 23° C e finalizar com água fria. Isso vai para alinhar as cutículas que foram dilatadas.
- Evite o uso de muitos produtos
Tudo o que é em excesso faz mal. Até utilizar diariamente máscaras para o cabelo deixará os fios com a aparência de pesado e sem vida.
Fique atento à quantidade de vezes que você hidrata o cabelo, o ideal é utilizar máscaras apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias, variando de cabelo para cabelo. Procure utilizar produtos ideais para o seu tipo de cabelo, que vão repor suas necessidades e agir diretamente nos problemas.
- Trate da caspa
A caspa é uma das principais causas da queda de cabelo. É um distúrbio inflamatório que ocorre principalmente em que tem couro cabeludo oleoso. então se você quer parar a queda de cabelo urgente, trate a caspa o quanto antes.
Para acabar com a caspa, o primeiro passo é lavar os cabelos com frequência para que a oleosidade não se acumule. Se ainda assim não resolver, procure um shampoo anticaspa.
Tente combinar com produtos naturais que contenha camomila e nastúrcio, já que eles ajudam a reduzir a descamação e o excesso de oleosidade.
- Tente evitar o stress
O estresse é um dos grandes vilões quando o assunto é queda de cabelo, pois desequilibra a saúde dos cabelos. Quanto mais momentos de tensão pior.
Tenha uma rotina mais tranquila e procure um profissional que te indique o tratamento adequado para parar a queda de cabelo urgente.
Deixar Um Comentário